Apresentação
A Estratégia Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (EGTIC) compreende um instrumento de gestão do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), que traça a direção da Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), definindo o plano estratégico que visa promover a melhoria contínua da gestão e governança de TIC, assim como a sustentação da infraestrutura, além de subsidiar os órgãos do Sistema na elaboração dos Planejamentos de Tecnologia da Informação, inclusive em atendimento ao que determina o Art. 3º. da Instrução Normativa (IN) SLTI nº 04, de 12 de novembro de 2010:
“Art. 3º Em consonância com o art. 4º do Decreto nº 7.579, de 2011, o Órgão Central do SISP elaborará, em conjunto com os Órgãos Setoriais e Seccionais do SISP, a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação - EGTI para a Administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal, revisada e publicada anualmente, para servir de subsídio à elaboração dos PDTI pelos órgãos e entidades integrantes do SISP.”
O Plano Brasil 2022 e o Plano Plurianual (PPA) do quadriênio 2012-2015 alicerçam a orientação estratégica seguida na construção desta versão da EGTIC ao valorizar a transversalidade das políticas públicas.
A EGTIC 2014-2015 estabelece sete objetivos estratégicos distribuídos em cinco perspectivas: Sociedade; Governo Federal; Processos Internos; Pessoas, Aprendizado e Crescimento e Financeiro. Após a definição desses objetivos e da orientação estratégica para alcançá-los, foram estabelecidas metas, indicadores, projetos e ações de forma a mensurar objetivamente os resultados alcançados pelos órgãos.
O documento se constitui num instrumento efetivo de comunicação da estratégia entre os Órgãos Setoriais, Seccionais, Correlatos e o Órgão Central do SISP e permite o acompanhamento das ações realizadas, a retroalimentação e, em caso de necessidade, o realinhamento da estratégia.
A EGTIC busca, continuamente, o amadurecimento institucional do SISP, enquanto sistema, e de cada um de seus órgãos, enquanto provedores de serviços e infraestruturas tecnológicas necessárias ao provimento de serviços públicos aos cidadãos.
Espera-se que o alcance dos objetivos postos consolide as conquistas dos últimos anos e solidifique o papel estratégico da TIC na promoção da excelência na prestação de serviços e efetividade das políticas públicas.