Apresentação
A Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP(MGP-SISP) é um conjunto de boas práticas em gerenciamento de projetos para os órgãos da administração pública. Metodologia é o estudo dos métodos, ou as etapas que devem ser seguidas, de um determinado processo. A palavra método vem do grego (methodos, met ́hodos), que significa “caminho para chegar a um fim”.
A MGP-SISP tem como objetivo auxiliar os órgãos do SISP no gerenciamento de seus projetos. O nível de utilização da metodologia nos órgãos vai depender de alguns fatores, como: realidade, cultura e maturidade em gerenciamento de projetos, estrutura organizacional, tamanho dos projetos etc. Portanto os processos e procedimentos descritos na MGP-SISP devem ser adequados à realidade de cada organização.
O SISP é o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação, conforme decreto 7.579 de 11 de outubro de 2011. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação(SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão(MP), é o órgão central deste sistema.
A elaboração da MGP-SISP foi precedida de visitas aos órgãos da administração pública federal com o fulcro de conhecer a realidade do gerenciamento de projetos nesses órgãos. A vivência na área de projeto da equipe de elaboração foi relevante para publicação, pois permitiu incorporar a realidade dos órgãos, aplicar conceitos da administração pública, da área de tecnologia da informação e do ordenamento jurídico que envolve projetos no ambiente público.
Essa iniciativa está alinhada com a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação(EGTI) do SISP, biênio 2011-2012, em seu Objetivo 4: “Aperfeiçoar a gestão de processo de TI nos órgãos do SISP” e sua Meta 8: “Adotar um processo formal de gestão de projetos baseado nas melhores práticas de mercado”. Outro alinhamento é com o Planejamento Estratégico 2011-2014 da SLTI, objetivo: “Melhorar processos de gestão e governança de TIC dos órgãos integrantes do SISP”.
Powered by: