Iniciar Conteúdo Principal

Na semana de 19 de setembro nosso núcleo de Dados Abertos realizou um sprint de desenvolvimento, ocupando a sala do Diretor de Integração de Sistemas de Informação, Corinto Meffe. A meta do sprint, uma espécie de sala de guerra de desenvolvimento ágil, era desenvolver aplicações exemplo que mostram o poder dos formatos abertos de dados no livre intercâmbio de informações permitindo, dentre outras coisas, a transparência para a obtenção de dados da administração pública.

Um exemplo de aplicação desenvolvida durante este trabalho é o de acompanhamento do recadastramento dos fornecedores do Comprasnet. Mas como os dados estão disponíveis para todo o público, qualquer um pode valer-se deles e criar outros tipos de aplicações.

Os dados abertos podem ser visualizados de maneira simples, usando um simples navegador web. A URL http://api.comprasnet.gov.br/sicaf/v1/consulta/municipios.xml?uf=sp, por exemplo, irá listar em um arquivo no formato xml todos os municípios da cidade de São Paulo. Experimente trocar, na URL acima, o parâmetro uf=sp por uf=rs ou outro estado qualquer. Caso você prefira a listagem em um formato csv ou rdf basta substituir a extensão “.xml” por qualquer um destes formatos.

Visite a página http://api.comprasnet.gov.br/sicaf/doc para conhecer mais sobre este trabalho.

Abaixo, fotos da equipe formada por Nitai Silva, Christian Miranda, Augusto Herrmann, Carlos Vieira, João Bosco Junior e Marina Parente durante o sprint de desenvolvimento.

12:54 PM, 29 Set 2011 por Cesar Brod Link Permanente

cool

free gift card generator || free gift card generator || free gift card generator

por Sophia Williams em 05/06/18

Adicionar comentário