Iniciar Conteúdo Principal

A versão 2012 da e-PING foi lançada durante a abertura do II Seminário do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), realizado no dia 21 de novembro, em Brasília. A e-Ping é uma arquitetura da administração federal que lida com a definição de especificações técnicas para regulamentar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).


Essa nova versão esteve em consulta pública até o início de novembro e teve sua Audiência Pública no dia 25 do mesmo mês. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) recebeu mais de vinte contribuições da sociedade. Foram sugeridos novos padrões, com destaque para o protocolo WebDav no componente "Protocolos de Transferência de Arquivos" que será incluído na pauta de planejamento do grupo de trabalho de Interconexão.


A versão 2012 traz algumas novidades, dentre elas a criação do e-VoG (Vocabulários e Ontologias do Governo Eletrônico), que é um conjunto de padrões, ferramentas e metodologias para possibilitar o intercâmbio de informações com acordo semântico, de forma a viabilizar o pronto cruzamento de dados de diversas fontes diferentes.


Com a utilização da e-Ping, diferentes sistemas podem trocar informações, sejam elas entre órgãos de governo, entre empresas e até entre países. Isto melhora a prestação de serviços públicos por meios eletrônicos.


Na prática, a aplicabilidade dos padrões pode ser verificada na nota fiscal eletrônica, que substitui a emissão do modelo da NF em papel pelo digital, com adoção de certificação digital. A ação reduz o consumo de papel, aumenta a segurança do sistema e agiliza a troca de informações entre as empresas e o governo.


A versão 2012 da e-PING está disponível em www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/e-ping-padroes-de-interoperabilidade/versoes-do-documento-da-e-ping.

10:10 AM, 15 Dez 2011 por Hudson Mesquita Link Permanente

happy

free gift code generator || free gift code generator || free gift code generator

por Maitri Shah em 05/06/18

Adicionar comentário